Verão: quente ou frio?

por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.

O Verão aproxima-se a passos largos e é tradicionalmente uma época muito positiva para a maioria dos CAMV, pois o fluxo de visitas de clientes aumenta consideravelmente. Contudo, há que ter em consideração que este fluxo pode ter um comportamento completamente dispar em função dos mercado geográfico em que se encontram os CAMV. Enquanto que, por exemplo, o mês de Agosto pode ser o melhor do ano para um CAMV do concelho de Gaia, o mesmo não se poderá dizer em relação a um CAMV do Algarve. Ou seja, a análise ao presente artigo deverá ser realizada com a devida prudência.

É sabido que o negócio veterinário é altamente sazonal e enquanto muitos CAMV apresentam uma curva piramidal que se inicia em Maio e termina em Setembro, muitos outros apresentam um desempenho literalmente oposto, resultando naquilo que internamente denominamos de “efeito vale”, ou seja, os meses do Verão são os que têm menor expressão no volume de negócios anual. Entre outros critérios, as férias e o potencial de turismo do mercado geográfico determinam o maior ou menor fluxo de clientes nos CAMV. Podemos naturalmente ainda considerar outras variáveis de enorme importância, como o poder de compra dos consumidores locais e o facto dos concorrentes estarem ou não abertos durante o Verão.

É usual nesta altura realizarem-se campanhas temáticas ao nível da desparasitação, leishmaniose ou dirofilariose com o intuito de potenciar o negócio. Os serviços de bem-estar, tais como os banhos e as tosquias, também são promovidos pelos CAMV. Os CAMV menos bem estruturados têm dificuldades em gerir o negócio nesta altura mais crítica de trabalho, devido a um mau planeamento das férias dos recursos humanos ou quebra de stocks. Naturalmente que estes problemas, entre outros, têm um impacto negativo na qualidade global de serviço prestado aos clientes. É fundamental ter um planeamento muito atempado de forma a estarmos preparados para enfrentar um período crítico de trabalho, seja ao nível das encomendas, seja ao nível dos recursos humanos. Devemos evitar que o staff tire férias precisamente nesta altura, e a ser mesmo necessário, que seja apenas em pequena escala. Se o período crítico for, por exemplo, em Agosto, é fulcral que os colaboradores compreendam e estejam sensíveis a este facto, pois sabemos que é um mês em que tradicionalmente as pessoas gostam de tirar férias. Por outro lado, se os colaboradores estiverem a ser premiados individualmente, é nesta altura que conseguem as melhores receitas. É uma das vantagens da atribuição de incentivos a título individual.

É um dado adquirido que os hospitais veterinários não fecham as portas durante 365 dias, no entanto o mesmo não é válido para consultórios e clínicas veterinárias. Uma questão premente urge: devemos ou não fechar as portas durante uns dias para férias? Muitas clínicas já o fazem há muitos anos, e muitas outras deixaram de o fazer. É o efeito crise. Deixam as portas abertas numa tentativa de captação de negócio que justifique um ano menos bom em receitas. Contudo, esta decisão pode ter um efeito contraproducente, pois o negócio gerado pode nem sequer dar para cobrir as despesas durante esse período ou ser muito pouco rentável. Há mercados geográficos em que não vale mesmo a pena insistir, pois a cidade (ou vila) simplesmente fica deserta. Noutros, pode equacionar-se essa hipótese.

Lamentavelmente, continuamos a viver num ambiente macroeconómico altamente incerto e instável. O mais provável é que assim continue por mais um bom tempo, pelo que o melhor mesmo é nem pensar nisso. Se o seu Verão vai ser quente ou não, não dependerá exclusivamente de si. O mercado também ditará as regras do jogo e essas, infelizmente, não conseguimos violar. Por isso, esforçe-se para prestar um serviço de excelência aos seus clientes, porque esse é o melhor instrumento de marketing que tem em sua posse. E não se esqueça: procure sempre qualquer coisa que o permita ser diferenciador em relação à sua principal concorrência.

(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)



Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para obter uma melhor experiência de utilização. + info

Para saber mais informações sobre a política de cookies deste website clique no seguinte link. https://vetbizz.pt/politica-de-privacidade/

Para aceitar, basta clicar no botão no canto inferior direito do seu ecrã.

Obrigado!

Fechar