Quer saber o que a sua concorrência está a fazer na Internet?
por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.
Já sabemos que a Internet tem um poder impressionante no mundo dos negócios, mas o que muita gente não sabe é que há algumas ferramentas online que permitem monitorizar as empresas concorrentes, melhorando a eficácia comercial na web.
Só nos anos mais recentes é que os CAMV começaram a apostar de uma forma mais intensa nos canais digitais, nomeadamente nos websites, redes sociais e comunicação via SMS e e-mail. Mas a grande dificuldade consiste em saber o que os CAMV concorrentes estão a fazer a nível online, algo cada vez mais pertinente no mundo tecnológico em que vivemos.
Estando atento às empresas concorrentes e saber quais as técnicas que pode utilizar para saber mais sobre as suas acções na internet, é essencial para definir uma estratégia online para o seu próprio CAMV.
Apresento de seguida algumas ferramentas online que permitem não só monitorizar alguns dados sobre a actividade das empresas, como também podem ajudá-lo a melhorar a eficiência das suas plataformas online.
1. Descobrir que palavras-chave as empresas concorrentes estão a utilizar
Saber que tipo de palavras-chave (“keywords”) está o seu concorrente a utilizar, para definir e caracterizar o seu conteúdo, é uma tarefa que ajuda os empresários a saber o que está a gerar mais tráfego. Parece uma tarefa difícil mas na realidade é muito fácil. De acordo com a informação disponível no portal Entrepreneur, basta ter o Google Chrome instalado no seu computador. De seguida vá à opção “personalizar e controlar o Google Chrome”, escolha a opção “Ferramentas” e clique em “Ver fonte”. De seguida, prime as teclas “CTRL+F” e insira a palavra “keyword” ou “tag”. Todas as palavras-chave irão surgir sublinhadas.
2. Analisar a rapidez da página
Se quer comparar a rapidez do website do seu CAMV com a rapidez de páginas que pertencem à sua concorrência directa ou indirecta, opte por utilizar o “Google PageSpeed Insights”. Esta página analisa o conteúdo da sua página e dá-lhe sugestões de melhoria que pode efetuar tanto para a visualização em computador, como para dispositivos “mobile”. Além disso, permite também ter acesso às características mais importantes na experiência do utilizador. A sua página e a dos seus concorrentes são avaliadas numa escala de 0 a 100, sendo que uma avaliação superior a 85 significa que a sua página tem um bom desempenho. Tem aqui uma boa dica para poder avaliar, de alguma forma, a empresa que lhe desenvolveu o website.
3. Identificar quais são as páginas mais populares
Nem sempre o número de visualizações de páginas é um indicador suficiente para definir a popularidade de uma página. A recomendação, através da partilha de links dos seus serviços ou conteúdos, pode ser determinante. Com a ajuda do portal “Ahrefs”, pode saber quais são as páginas mais fortes da concorrência, o tipo de conteúdos ali produzidos e como conquistaram atenção. Basta escolher a opção ‘Top Pages’ para ter acesso às páginas com maior expressão. Saiba ainda que as páginas são consideradas mais fortes quanto maior for o número de domínios referidos.
4. Comparar o tráfego do website
Para obter dados gerais de determinado website pode recorrer ao portal “Alexa”. Este website dá-lhe oportunidade de saber quais são os websites mais populares por país e ainda realizar uma pesquisa de popularidade para palavras-chave. Mas a função mais interessante para os CAMV é a que permite fazer a comparação de tráfego entre websites. Através do “Alexa” pode comparar até 10 websites diferentes, o que pode ajudá-lo a fazer uma comparação mais ampla da concorrência. Existem algumas funcionalidades pagas, mas as que são gratuitas conseguem fornecer dados igualmente importantes para a análise concorrencial.
5. Saber o que pode melhorar
Além de analisar a sua concorrência, existem ferramentas que também podem ajudar os empresários a verificar o que podem melhorar no seu próprio website. É o caso do “Woorank” que, de acordo com o Kissmetrics, é ideal para quem quer seguir as acções da concorrência, mas também optimizar o seu website. Esta análise pode ajudá-lo a melhorar a posição do seu website nas páginas de resultados dos motores de busca – gerando assim mais tráfego para a sua página.
6. Conhecer e acompanhar as acções da concorrência
Para os empresários que estão agora a iniciar um negócio, pode existir alguma dificuldade em reconhecer a concorrência online. Mas com o portal “Similar Web”, esse processo torna-se bastante rápido. Ao inserir o ‘link’ da página a avaliar na sua página de entrada, adquire dados gerais mas fica também a conhecer as palavras-chave mais utilizadas para gerar tráfego para o seu website e as páginas mais visitadas. Se pretende construir uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, deve ter em conta esta ferramenta.
Estes são exemplos de algumas plataformas, mas há muitas mais. Qual a vantagem que nos proporcionam? São gratuitas, públicas e acessíveis a quem tenha alguns conhecimentos básicos de comunicação digital. Ou seja, não necessita de ser um guru da Internet, basta fazer de conta. Boas pesquisas!
(adaptado do artigo “Criar um negócio empreendedor”)
(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)