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Inflação…dos serviços veterinários!

No passado dia 05 de Novembro, a VetBizz Consulting teve oportunidade de apresentar à classe médico-veterinária um estudo inédito sobre os Preços Médios dos Serviços Veterinários em Portugal, na Sala de Gestão do Congresso Internacional Veterinário Montenegro. Estiveram mais de 400 profissionais, maioritariamente diretores clínicos e gestores de CAMV, curiosos para perceber se os seus preços estavam alinhados ou não com o mercado. Iniciei a palestra com uma breve apresentação do atual cenário macroeconómico, mas tendo como ponto de partida a invasão da Rússia à Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022. Julgo que este diagrama apresenta objetivamente a sucessão dos factos, escusando de me alongar numa explicação mais detalhada:

A taxa diretora do Banco Central Europeu (BCE), que até há pouco tempo registava valores negativos, está neste momento nos 2%, com óbvios reflexos no aumento (significativo) das taxas Euribor. E com tendência para continuar a subir. Sabendo que os créditos habitação (e outros de caráter particular) representam uma fatia importante dos orçamentos familiares, facilmente deduzimos que haverá uma retração do poder de compra dos consumidores. A aliar a este cenário desfavorável da nossa economia, temos de enfrentar uma inflação vertiginosa, que em Outubro ascendeu aos 10,2%, ou seja, cerca de cinco vezes mais do que no final de 2021.

Permitam-me apresentar a evolução do volume de negócios dos CAMV portugueses nos últimos anos, assim como a estimativa para 2022 e 2023, antes de continuar o meu raciocínio do parágrafo anterior:

O ano de 2021 foi provavelmente o melhor de sempre para o setor veterinário, com um crescimento excecional de 18,4% do volume de negócios nos CAMV. O ano de 2022 está a ser positivo, no entanto prevejo que termine com um ritmo de crescimento de aproximadamente metade do ano anterior. E 2023 será também de crescimento, mas ainda mais moderado. Mas será que o crescimento dos anos de 2022 e 2023 são assim tão positivos? É agora que recupero o raciocínio anterior: se a taxa média anual da inflação vai situar-se próximo dos 8% em 2022 e se o negócio dos CAMV vai crescer no mesmo ritmo, será que, em termos reais, estamos mesmo a crescer? Não, não estamos! E pior: com os custos a aumentar, nomeadamente nos medicamentos, alimentos, suplementos e consumíveis que adquirimos para o CAMV (entre outros produtos e serviços), aliado a um crescimento acentuado nos salários (a dois dígitos no caso dos médicos veterinários), a rentabilidade efetiva dos CAMV tenderá a diminuir. E em 2023 eventualmente mais ainda.

Que medidas podem ser tomadas? Os fatores exógenos, inerentes ao contexto macroeconómico, não são controláveis por nós. A nível interno, podemos controlar os custos e apostar no lean management, reduzindo ao máximo os desperdícios. Mas será que chega? Com o atual nível inflacionista, temo que não. Necessitamos de aumentar os preços, é absolutamente inevitável! Em 2023, o BCE estima uma inflação média a rondar os 5,5% e, se a este valor juntarmos os cerca de 8% deste ano, facilmente percebemos que um aumento do nosso preçário na ordem dos 13,5%, num par de anos, serve apenas para não perdermos dinheiro. E por que razão é a melhor altura para o fazer? Pelas seguintes razões:

  1. Racionalmente, é a decisão mais acertada, considerando o atual enquadramento macroeconómico;
  2. Estando os preços a aumentar em praticamente todos os setores de atividade, os tutores estão predispostos a aceitar aumentos de preços;
  3. Sendo um mercado fortemente impactado pelas emoções, a sensibilidade ao preço tende a ser inferior;
  4. Em bom rigor, se está tudo a aumentar, por que razão os serviços veterinários também não podem aumentar?

Está definitivamente na altura de dignificar e elevar a atividade médico-veterinária para o patamar que efetivamente merece! Os serviços veterinários em Portugal não são devidamente compensados e, muitas vezes, devidamente reconhecidos. E temos qualidade de serviço nos CAMV, conforme poderá confirmar no Observatório da Qualidade de Serviço, no site www.vetbizz.pt. Por isso, estou confortável para afirmar que necessitamos de criar um mindset de autoconfiança no setor e adaptar o preçário dos CAMV a uma realidade nova, que valorize os serviços prestados em prol da saúde e bem-estar dos animais. A excelência paga-se.

Nota final: na presente crónica debrucei-me sobre o tema da inflação e aumento de preços nos CAMV, não tendo apresentado as principais conclusões do nosso estudo de preços médios dos serviços veterinários nos CAMV. Todavia, poderá ter acesso gratuito ao estudo através do seguinte link: bio.site/vetbizz



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