Já conhece o software de gestão para veterinária que está a revolucionar o mercado?

Acessível 24h por dia, 365 dias por ano, em qualquer parte do mundo

Não requer valor inicial de investimento (aquisição de software e servidor)

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

As actualizações do software são gratuitas e automáticas

Vários utilizadores em simultâneo e em qualquer parte do mundo

Não necessita de realizar backups periódicos dos dados

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

Segurança total e encriptação dos dados com o certificado SSL

Importância da Homepage do seu Website

por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.

Costumo dizer que o website institucional é o principal “cartão de visita virtual” de uma empresa. O desenvolvimento de um website é um aspecto dramático para muitos CAMV. Não necessariamente pela componente estética, pois essa fica fundamentalmente à responsabilidade (e criatividade) da empresa de webdesign, mas sim da geração de conteúdos. Os bons websites são modernos, intuitivos, rápidos (na navegação), apelativos e contêm a informação mais relevante. Imagens que causem um verdadeiro impacto também estão a ser cada vez mais utilizadas. A lógica do KISS (Keep It Short and Simple) é suposto também ser utilizada no desenvolvimento de um website. Na ausência de feedback regular por parte dos CAMV (situação recorrente, infelizmente), o webdesigner acaba por fazer aquilo que muitos empreendedores querem, que é ter um website “bonitinho”. Mas a verdade é que não estão à frente do negócio veterinário e não sabem o que é estrategicamente relevante apresentar-se.

A homepage é o rosto do seu website. Não temos que ter tudo na homepage, mas sim saber como seduzir o utilizador a navegar em várias páginas e consultar diferentes conteúdos. Para isto, pense naquilo que quer que o seu visitante faça quando ele está na sua homepage. Que acções ou próximos passos quer que eles tomem? Como encontrar a solução para o seu problema? Pretende destacar a campanha do mês? Ou o número das urgências veterinárias? Ou, ao invés, pretende salientar algum serviço diferenciador face à concorrência?

Quando pensa em guiar uma pessoa pelo seu website, o design é naturalmente um elemento a ter em consideração, mas lembre-se também que a estratégia, o conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization) devem ser implementados em paralelo com o design.

A homepage é muitas vezes o primeiro ponto de contacto e a primeira impressão que um potencial cliente tem com o seu website. Para tirar o maior partido da sua visita, implemente estes elementos na sua homepage.

1. Garantia

Nada melhor que provar o utilizador do seu website que sabe o que ele procura. Pode não ter o “santo graal” para os seus problemas, mas tem que o convencer que terá diferentes soluções para os diferentes problemas que ele tem no dia a dia com o seu animal de estimação.

2. Confiança

O seu website deve ter algo que gera confiança e prova social no tipo de produto e serviço que o seu CAMV tem para os clientes. Temos como exemplo o selo de acreditação do CAMV pela OMV, o símbolo de website seguro, testemunhos de clientes ou selos de eventuais certificações.

3. Call to action (apelo à acção)

Uma call to action (CTA) é uma imagem ou texto que incentiva o visitante, lead (potencial cliente) ou cliente a tomar uma acção específica. As CTAs ajudam a guiar as pessoas ao longo do caminho para se tornarem clientes e aconselham nos próximos passos a tomar. Seja criativo na implementação de uma CTA.

4. Informação de contacto

Deve ser fácil para as pessoas poderem contactar o seu CAMV. É normal no sector veterinário as homepages terem destacado o contacto das urgências 24h. Uma opção de “liguem-me” também poderá ser interessante de ser considerada. O chat online pode ser altamente contraproducente, pois dificilmente um CAMV tem a possibilidade de responder a questões dos utilizadores em tempo real. Por outro lado, as marcações online de consultas, apesar de ser uma funcionalidade cada vez mais em voga nos CAMV, têm actualmente uma eficácia residual. No dia em que a agenda do website estiver sincronizada com o sistema informático do CAMV, acredito que poderá ser uma mais-valia muito interessante.

5. Visual branding

O seu branding é uma parte importante da sua marca. Deve poder combinar o “visual branding” e a personalidade da sua marca no maior número de pontos de contacto possíveis. A integração da estratégia, mensagem e do posicionamento que vai permitir à sua marca gerar mais confiança para com as pessoas.

6. Vídeo marketing

Muitos CAMV estão a começar a ter vídeos nas suas homepages. E com todo o sentido: o vídeo permite mostrar às pessoas rapidamente quem você é, o que faz, e dar a conhecer a sua história. Seja um filme institucional, seja um vídeo meramente promocional. É também uma boa forma de criar conteúdo para envolver mais o seu público-alvo.

7. Mostre os problemas

Identifique os problemas que o seu CAMV resolve e mostre isso de forma clara aos seus visitantes, por que isso vai permitir-lhes saber rapidamente se estão num website que os pode ajudar. Não se coiba de mostrar imagens das suas instalações, equipamentos de diagnóstico ou a sua equipa em acção. Isso ajudará a conquistar a confiança dos seus visitantes.

8. Conteúdo actualizado

Outro verdadeiro drama em inúmeros CAMV! Nada pior do que ter um banner da campanha do mês de Fevereiro… em Março! Ou a última notícia lançada relativa a um evento realizado em… 2014! Tenha a preocupação de actualizar periodicamente os conteúdos do seu website, pois demonstrará dinâmica e preocupação no dever de informação ao seu visitante. Caso contrário, poderá potencialmente perder a credibilidade.

9. Blog

Ainda não é algo muito recorrente no sector veterinário, mas mostrar conteúdos do blog do seu CAMV na homepage pode ser uma boa ideia, pois demonstra aos visitantes que o seu website não está ali só para vender. Ainda que seja algo opcional. Tem também a vantagem de mostrar ao visitante que escreve artigos e que estes são publicados frequentemente. Se não publicar conteúdo frequente, não coloque uma feed de artigos na sua homepage, pois será contraproducente.

10. Optimização para dispositivos móveis

Já não é uma condição, mas sim uma obrigatoriedade. As pessoas estão cada vez mais “mobile”, e todos os anos aumenta o número de pessoas que pesquisam na internet através dos seus dispositivos móveis. A Google está inclusive a penalizar websites não optimizados para dispositivos móveis porque dá aos utilizadores uma má experiência. Para evitar potenciais clientes frustrados e perder o seu posicionamento nos motores de busca, optimize o seu site para dispositivos móveis. Obrigatório.

11. Emoções

O sector veterinário é inevitavelmente um “poço de emoções”. Por isso, é fundamental que consiga comunicar “emoções” através da homepage, seja através de textos ou imagens sugestivas. Sempre que possível, evoque a política de responsabilidade social do seu CAMV. Hoje em dia, qualquer empresa que seja socialmente responsável, merece o maior respeito da sociedade.

12. Principais serviços

É comum empresas não listarem os seus principais serviços nas suas homepages. Mas é preferível listar os serviços principais só numa página (na homepage) do que obrigar o visitante a clicar pelo website. Além de mostrar informação relevante ao visitante, está a colocar mais informação e conteúdo na sua homepage, o que também ajuda no SEO.

13. Informação no rodapé

Coloque um menu perto do rodapé da sua homepage com links importantes para outras páginas, recursos ou redes sociais. Coloque aqui também informação de contacto, porque as pessoas esperam encontrar esta informação nesta área do website.

(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)



Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para obter uma melhor experiência de utilização. + info

Para saber mais informações sobre a política de cookies deste website clique no seguinte link. https://vetbizz.pt/politica-de-privacidade/

Para aceitar, basta clicar no botão no canto inferior direito do seu ecrã.

Obrigado!

Fechar