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Planear 2017… Já?

por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.

Poderá parecer idílico, mas a verdade é que faz todo sentido que no início de cada “ano lectivo” se comece a planear o ano seguinte do seu CAMV, nos mais variados domínios. Agora que já recarregou baterias nas (merecidas) férias, é altura de iniciar paulatinamente o planeamento estratégico da sua empresa para o ano de 2017. Vou ajudá-lo nesta tarefa, colocando algumas questões que servir-lhe-ão para desenvolver uma reflexão estratégica do seu negócio.

Estratégia

Qual o crescimento que pretende objectivar para o seu CAMV em 2017? Fará sentido adquirir mais equipamento para o seu CAMV? A sua oferta de serviços manter-se-á a mesma? Deverá internalizar ou externalizar algum serviço? O posicionamento da sua marca carece de alguma alteração? Como poderá racionalizar os custos? Com que fornecedores? Como prevenir eventuais “ataques” da sua concorrência directa? Fará sentido abrir mais algum CAMV no concelho ou nas suas zonas limítrofes? Terá possibilidade de desenvolver parcerias estratégicas com CAMVs ou associações locais?

Marketing

Os preços dos seus serviços vão sofrer alguma alteração em 2017? Quais as principais medidas de marketing online e offline que irá implementar no decorrer do próximo ano? Depois de analisar o seu negócio, que campanhas pretende lançar no decorrer do próximo ano? Há possibilidade de explorar outros segmentos-alvo para além dos que já existem no seu CAMV? Se sim, de que forma poderá fazê-lo? Há necessidade de alterar a imagem e/ou interiores do seu CAMV? Como poderá aumentar os níveis de fidelização dos seus clientes? E como evitar a deserção de clientes para outros CAMV? Como vai tentar reactivar os clientes inactivos? Já sabe como irá auscultar os seus clientes e o seu nível de satisfação com os serviços prestados pelo seu CAMV? E de que forma irá abordar os clientes menos satisfeitos? Como capitalizar a notoriedade do seu CAMV no mercado? Como potenciar a política de responsabilidade social da empresa? Já tem definido um valor para acções de marketing (benchmark: entre 5% e 7% do total do volume de negócios anual)?

Recursos Humanos

O total de gastos com recursos humanos deverá situar-se preferencialmente entre os 30% e 35% em relação ao volume global de negócios do seu CAMV. Consoante a estratégia adoptada, necessita de mais recursos humanos para a estrutura? Terá alguma medida de apoio à contratação por parte do IEFP ou outros incentivos da Segurança Social? Terá necessidade de dispensar algum recurso humano? Fará sentido criar linhas intermédias na estrutura orgânica da empresa de forma a que possa descentralizar algumas operações? Saberá quais as motivações e expectativas de cada recurso humano para os próximos 2 anos? O modelo de objectivos comerciais e de incentivos manter-se-á o mesmo? Quais as formações que estrategicamente interessarão mais ao seu CAMV e que vão de encontro com as expectativas e motivações dos seus colaboradores? Qual a verba disponível para a comparticipação das formações? O sistema de avaliação de desempenho manter-se-á o mesmo? Haverá alteração de funções ou procedimentos internos no seio da estrutura, de forma a melhorar a organização e comunicação internas? Que medidas de marketing interno (aumento da motivação da equipa) pretende desenvolver?

Finanças e Fiscalidade

Já tem um plano para optimizar o IRC a pagar no final do ano? Agende uma reunião com o seu contabilista para discutir este tema. Que proveitos e custos estima que haja até o final do ano? Fará sentido diferir e/ou antecipar algum custo (ex.: aquisição de um bem) com o objectivo de aumentar a eficiência fiscal? Já definiu uma estratégia de recuperação das dívidas dos clientes e a respectiva imputação contabilística? Já iniciou a recolha de elementos para elaborar um orçamento de exploração para o próximo ano (proveitos vs. custos)?

Não é suposto o gestor do CAMV elaborar o plano estratégico da sua empresa num par de dias, pois sabemos que actividade operacional do dia-a-dia não permite que se dedique a este tema de forma ininterrupta. Contudo, ter a resposta às questões supracitadas (e mais algumas que, entretanto, surjam) permitirá estruturar o plano com maior assertividade. Antecipação e antecedência são a chave para um bom planeamento estratégico. E seja objectivo na estruturação do seu plano estratégico: conseguirá ter as respostas a todas estas questões em menos de 4 páginas. Sim, é suposto ter uma evidência escrita do seu plano, pois as notas mentais não são muito seguras…

Bom regresso ao trabalho e excelentes negócios!

(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)



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