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Websites: a sua verdadeira essência

por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.

Costumo dizer que o website de uma empresa é o seu principal cartão de visita. Para os centros veterinários não é excepção. Este canal de comunicação tem vindo a ser muito valorizado pelas empresas em geral e se há uns anos atrás um website poderia custar uns milhares de euros, hoje em dia através de ferramentas como o WordPress ou Wix podemos construir sites gratuitamente e de forma muito intuitiva. Torna-se óbvio que centros veterinários que não tenham know-how suficiente em matéria de comunicação e promoção não devem arriscar o desenvolvimento de um website de forma autónoma, procurando algum tipo de assessoria nessa área. Gostaria, no entanto, de deixar alguma dicas para os CAMV que estão a pensar em desenvolver um website ou simplesmente fazer um refresh a um existente.

1. Música ou vídeo com reprodução automática: se alguém está a apreciar o que até então era uma visita “silenciosa” no seu website e é bombardeado com uma música aleatória, uma apresentação ou um vídeo automático sem um botão (óbvio) de pausa, o que pensa que essa pessoa fará? Alguns podem procurar o mute, mas fechar a janela é o mais fácil. Não obrigue os seus visitantes a assistir ou ouvir conteúdos multimédia;

2. Utilização de Flash: muitos web designers usam Flash em websites de clientes, sendo o suficiente para agoniar qualquer profissional optimizador de buscas ou visitantes do website. O problema com o Flash não são as limitações, muito pelo contrário: é possível elaborar websites maravilhosos com essa tecnologia, com muita dinâmica e animação. O problema é que os motores de busca não conseguem ler as informações e assim o seu website não é indexado (ou seja, o conteúdo dele torna-se invisível para o motor de busca). Outro problema: os seus visitantes procuram com frequência uma informação específica e se tiverem que esperar por uma apresentação de 5 ou 10 segundos para descobrir os seus horários de funcionamento ou contactos telefónicos, provavelmente tornar-se-ão, a partir desse momento, num ex-futuro-cliente;

3. Ter uma página de “Contacto” apenas com formulário: não há nada de errado em ter um formulário no seu website, mas este nunca deverá ser a única forma de comunicação disponibilizada aos seus clientes. Se o visitante ou cliente necessita de algum tipo de ajuda, a mesma deverá ser prestada de imediato. Não deverá ser forçado a preencher um formulário e esperar por uma eventual resposta, pois nessa altura poderá já não fazer qualquer sentido (como é o caso das urgências veterinárias). Permita que as pessoas entrem em contacto por e-mail, telefone, ou redes sociais, e disponibilize essas informações no seu website de forma bastante visual, juntamente com uma indicação da localização do seu centro (eventualmente recorrendo à aplicação do Google Maps). Podem ainda ser equacionadas formas de contacto mais sofisticadas como o click-to-call (insira o seu número de telefone/telemóvel, que o centro encarrega-se de o contactar de imediato) ou click-to-chat (há um assistente que lhe presta online os devidos esclarecimentos em real-time);

4. Contacto das “Urgências”: qual a primeira atitude de um dono de animal quando tem uma urgência com o seu animal de estimação? Provavelmente procurar no Google qual o hospital ou clínica mais próxima. Sendo assim, coloque de forma destacada o contacto das urgências na homepage do seu website;

5. Utilização de SEO: o Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de algoritmos de programação que têm como objectivo potenciar e melhorar o posicionamento de um website nas páginas de resultados orgânicos nos motores de busca, tais como o Google, Sapo ou Yahoo. Quanto mais bem desenvolvido for o SEO, maior será a probabilidade do link do seu website aparecer nos lugares cimeiros da página de resultados. Obviamente que as ferramentas de desenvolvimento web gratuitas não têm um SEO apurado, sendo necessário para o efeito a contratação de uma empresa especialista;

6. Promoção do website através do Google Adwords: é uma ferramenta extremamente eficaz e que pode gerar retornos de investimento significativos. Anuncie o seu website com esta ferramenta e aumente o potencial de visitas online. Tem vantagens como permitir segmentar a região geográfica onde deseja que o anúncio seja visualizado, pagar apenas em função dos cliques, controlar 100% o orçamento de acordo com a disponibilidade financeira do seu CAMV, definir palavras-chave de pesquisa para que aumente a probabilidade do seu website aparecer no topo da página de resultados, entre outras vantagens;

7. Utilização do Google Analytics: é uma ferramenta de análise de tráfego do seu website. Qual o perfil dos meus utilizadores? De onde estão a consultar? Qual o tempo médio de permanência no meu website? E quais são as páginas que eles visitam mais? A partir de que tipo de dispositivos e motores de busca tenho mais visitas? São apenas algumas de muitas dezenas de questões que esta ferramenta ajuda a responder. Qual a boa notícia? É uma ferramenta gratuita e facilmente parametrizável pelo programador do seu website;

8. Acessibilidade móvel: actualmente visitamos websites pelo telemóvel com uma frequência sem precedentes. O seu website permite a visualização através de um telemóvel? Muitos websites não possuem estrutura para acesso móvel, o que os torna um teste para a paciência de qualquer potencial cliente. Se não pode ou não quer reformular o seu website para optimizar o acesso móvel, tenha pelo menos uma página de entrada, simplificada e com as informações de contacto, que seja apresentada automaticamente aos seus visitantes que utilizem o telemóvel;

9. Apresentação user-friendly: se alguém entrar no seu website, saberá onde clicar? O desagrado pelo aspecto do seu website pode ser evidente, pelo que deverá ser intuitivo, estruturado e interessante. Inclua um cabeçalho claro, uma página sem jargões que explique o que faz e um encadeamento por página bastante visual que mostre aos visitantes o próximo passo – seja assinar o seu blog, assistir a um vídeo ou qualquer outra acção que espera que os seus visitantes realizem no seu website. Procure desenvolver um website sóbrio, com pouco ruído visual, apelativo e que se associe inequivocamente à sua identidade corporativa.

Neste artigo apenas falo de websites, mas o mundo do marketing digital é imenso e com potencialidades enormíssimas. Se não tem um website, não se esqueça que está a perder terreno para a sua concorrência…

(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)



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