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VetBizz Summit: uma necessidade do mercado veterinário

Há alguns anos que o setor veterinário não tem um evento com foco integral na Gestão Veterinária. É nesse âmbito que surge o VetBizz Summit, que realizar-se-á nos dias 22 e 23 de setembro, em Espinho. E que motivos para a realização de um evento desta natureza? Até ver, todos e mais alguns:

  1. um contexto macroeconómico marcado pela incerteza;
  2. um grau de competitividade cada vez mais “agressivo” nos diferentes mercados;
  3. uma guerra sem fim à vista;
  4. um cenário inflacionista inimaginável há menos de dois anos;
  5. as taxas Euribor a aumentar e com tendência para continuar;
  6. um comportamento imprevisível dos consumidores;
  7. uma ameaça crescente de que a Inteligência Artificial revolucionará a nossa forma de ser, estar e pensar;

obriga os gestores a estarem muito atentos ao que se passa à sua volta. As empresas do setor veterinário não são, obviamente, exceção. A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no mercado. Ao identificar as principais necessidades do mercado, a empresa consegue adotar um sistema que melhore a sua gestão, aumente a sua competitividade e as suas probabilidades de sucesso. Num ambiente externo mais adverso, urge os CAMV adotarem as melhores práticas de gestão. Sem muitos detalhes, enuncio aqui algumas estratégias para um gestor de sucesso, que pretende um negócio de sucesso:

  1. Elaborar um plano estratégico: definir objetivos estratégicos e, posteriormente, planos de ação com indicação dos responsáveis, prazos e recursos necessários para a sua prossecução. Por escrito.
  2. Promover melhorias contínuas: implementar modelos de lean management e outros métodos de gestão que incrementem a eficiência organizacional, produtividade e rentabilidade das diferentes áreas de negócio.
  3. Controlar os KPIs: definir e monitorizar periodicamente os principais indicadores de desempenho do seu negócio, promovendo reuniões regulares com os colaboradores e implementando medidas corretivas sobre os diferentes pontos de melhoria.
  4. Controlar as finanças: controlar o orçamento ou o fluxo de caixa são boas práticas de gestão. Com a ajuda do seu contabilista. Não permita que o seu contabilista seja apenas o seu “guarda-livros”, obrigue-o a ter o papel de controller de gestão. Analisar periodicamente a demonstração de resultados ajudá-lo-á a tomar decisões estratégicas de uma forma mais assertiva e eficaz.
  5. Gerir a informação: a organização, sistematização e disciplina são valores fundamentais para um crescimento mais ágil e sustentado das empresas. O uso das tecnologias é essencial para a prossecução deste objetivo. Uma boa organização empresarial conduz a melhor comunicação entre os colaboradores e, consequentemente, à melhoria do seu desempenho.
  6. Observar a concorrência e o mercado no seu todo: observar e não invejar. Este é o segredo que permite o gestor identificar novas necessidades de mercado, analisar potenciais novos produtos e serviços e possíveis melhorias nos vários processos de gestão do seu negócio.
  7. Focar no Cliente: não basta ouvir o cliente, é preciso saber escutá-lo. Ele é um dos principais ativos do seu negócio. Em abono da verdade, quem melhor do que o seu cliente para opinar sobre o seu produto ou serviço? Escute as suas opiniões e tome as medidas que considerar mais relevantes, oportunas e ajustadas.
  8. Escutar os colaboradores: na mesma linha de raciocínio da alínea anterior, escute os seus colaboradores, pois o sucesso do seu negócio depende dos seus níveis de motivação e produtividade. Quanto mais valorizados e reconhecidos se sentirem, mais valor aportarão ao seu negócio.
  9. Promover equilíbrio entre vida pessoal e profissional: a saúde mental é o tema do dia. A ideia não é trabalhar menos para se poder dedicar mais à vida pessoal, mas sim trabalhar com mais qualidade, mais eficiência e produtividade. Não é um compromisso exclusivo do empregador ou do empregado, mas sim de ambos. Só essa sintonia conseguirá fluir e potenciar as relações saudáveis de trabalho.

Estas estratégias para um gestor bem-sucedido implicam conhecimentos em áreas como a liderança, recursos humanos, marketing, gestão de operações, finanças e fiscalidade ou controlo de gestão. Sabemos que os médicos veterinários são gestores por necessidade e não por formação. E muitos deles não gostam de gestão, mas compreendem a sua importância no contexto empresarial. E é por esse motivo que os temas supracitados serão abordados no VetBizz Summit, com oradores de renome nacional e internacional. Os oradores convidados, a maior parte deles com experiência no setor veterinário, foram “brifados” (perdoem-me este malabarismo ortográfico) pela VetBizz para que apresentem conteúdos verdadeiramente interessantes e de cariz prático para gestores, diretores clínicos e outros agentes decisores do setor veterinário, assim como para os profissionais do setor veterinário das indústrias alimentar, farmacêutica, de distribuição, que lidam diariamente com os CAMV, que falam sobre o negócio e que conhecem as suas preocupações e motivações. Sim, porque estes profissionais, que maioritariamente têm formação em medicina veterinária, têm noções de gestão, gostam de gestão, e falam sobre gestão com os líderes dos CAMV.

No dia 22 de setembro haverá palestras de 45 minutos, de âmbito teórico-prático, e no dia 23 serão ministradas masterclasses, de caráter essencialmente prático, de 90 minutos cada. Os participantes serão divididos em duas turmas, para que possam interagir mais entre si e com os oradores. Na noite do dia 22 terá lugar o Jantar de Networking do VetBizz Summit, num ambiente totalmente descontraído e informal, e repleto de atividades lúdicas, onde todos os participantes (incluindo oradores e patrocinadores) poderão conviver e partilhar conhecimento.

O mercado veterinário é um nicho. Mas é um nicho de elevado potencial, que tem vindo a crescer de forma sólida, sustentada e cada vez mais profissional. Foi dos setores de atividade que mais cresceu nos últimos anos, a nível mundial, e que este ano continua a demonstrar dinamismo, vitalidade e vontade de crescer. Por conseguinte, a crescente profissionalização do setor é uma necessidade premente e contínua. Mas só uma classe unida, imbuída de um espírito “tribal”, num setor tão pequenino, conseguirá alcançar o verdadeiro sucesso. Porque as oportunidades não acontecem, somos todos nós que as criamos.

Encontramo-nos no dia 22 de setembro!

Boas férias!



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