Já conhece o software de gestão para veterinária que está a revolucionar o mercado?

Acessível 24h por dia, 365 dias por ano, em qualquer parte do mundo

Não requer valor inicial de investimento (aquisição de software e servidor)

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

As actualizações do software são gratuitas e automáticas

Vários utilizadores em simultâneo e em qualquer parte do mundo

Não necessita de realizar backups periódicos dos dados

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

Segurança total e encriptação dos dados com o certificado SSL

Transformação Digital

“Transformação Digital”: uma expressão que existe há anos, mas que não poderia ter contornos mais actuais. A transformação digital não representa tanto uma novidade, mas sobretudo a confirmação de uma crescente consciencialização sobre o papel que as tecnologias de informação podem desempenhar em diferentes áreas de negócio. E o Covid foi o trigger para esta expressão voltar à ribalta.

A digitalização é um mecanismo que permite optimizar processos, criar maior eficiência nas operações, acrescentando-lhes valor, por meio das novas tecnologias. O sucesso da digitalização depende da inovação tecnológica e proporciona maior produtividade e rentabilidade nos negócios. Qual o CAMV que se imagina hoje em dia não ter um software para a facturação e gestão clínica, um TPA para os pagamentos ou um digitalizador para o seu raio-x? É possível trabalharmos sem estas tecnologias? Sim, mas não seria a mesma coisa.

No entanto, a tecnologia tem apenas a missão de facilitar a mudança. A tecnologia proporciona novas oportunidades que podem ou não resultar com sucesso, perante outros factores que genericamente se podem agrupar em duas dimensões críticas: negócio e cultura. A telemedicina, que se tentou impor neste período da pandemia, e com todos os benefícios que lhe são reconhecidos (e algumas limitações, claro), acabou por não ter tanto sucesso na nossa sociedade, seja na medicina veterinária como na humana. E qual a razão para isso? Factores psicográficos e culturais. Países como o Reino Unido e os EUA tiveram um boom na utilização desta tecnologia neste período crítico, pois já era de uso recorrente mesmo antes da pandemia.

A crise provocada pelo novo coronavírus veio revelar, em poucos dias, que muitos dos factores inibidores da transformação digital podem, afinal, rapidamente deixar de ser inibidores. Perante a adversidade do contexto pandémico, muitas empresas procuram alterar, de forma célere e ágil, os seus modelos de negócio, os seus processos de trabalho e, assim, pôr em prática a sua transição digital: redefinindo a proposta de valor, acrescentando-lhes algo mais, e usando as tecnologias. É evidente que a medicina veterinária implica necessariamente contacto presencial com o tutor e com o animal, pelo que as tecnologias de apoio à comunicação com os tutores têm natureza acessória, ainda que sejam imprescindíveis para uma boa estratégia de relacionamento, como é o caso das redes sociais, SMS ou emails.

Neste período crítico que atravessamos, a utilização das tecnologias de informação impediu um abalo mais significativo na nossa economia. O governo reforçou a presença digital dos serviços de apoio aos cidadãos. As lojas de comércio tradicional reforçaram a sua presença digital nas redes sociais para divulgarem os serviços. As vendas online dispararam, incluindo para compra de ração, produtos medicamentosos e acessórios pet. Os sistemas de gestão das cadeias de abastecimento permitiram dar resposta à abrupta mudança da procura. E ainda poderíamos apresentar exemplos das escolas, ginásios ou restaurantes, que se reinventaram num ápice com os seus processos de digitalização.

Muitos milhares de trabalhadores estão neste momento em teletrabalho a partir de casa e não me parece que nos próximos meses esta realidade se vá alterar muito. Haverá seguramente muitos regressos às empresas, mas o paradigma do teletrabalho veio para ficar. O modelo híbrido de teletrabalho e presença física é uma tendência para o futuro.

A actual ameaça à saúde pública e as medidas de quarentena tomadas para a sua mitigação vieram mostrar às organizações a necessidade e as vantagens de acautelarem a sua transição digital. O vírus veio mostrar às organizações que deverão reforçar a sua aposta nas tecnologias e prepararem-se para uma verdadeira transformação digital nos próximos anos.

Estes últimos meses têm mostrado que uma economia mais digital é uma economia mais bem preparada para lidar contra o Covid. No entanto, parece óbvio que as empresas tradicionais sem qualquer vocação ou esforço digital perderão a carruagem da transformação digital.

Infelizmente, as medidas de distanciamento social limitam que os CAMV possam ter o fluxo de clientes adequado à sua capacidade, podendo gerar uma quebra de facturação neste período. Mas, por outro lado, as medidas de apoio do Governo (nomeadamente o layoff) proporcionaram a muitos CAMV uma maior rentabilidade, essencialmente por via da redução de custos com recursos humanos e de natureza fiscal.

Mas será que o perfil de consumo nos CAMV tem vindo a alterar? Não creio, ainda que o peso relativo da alimentação, petshop ou desparasitantes tenha naturalmente baixado na facturação global dos CAMV. Os serviços veterinários mantêm a mesma dinâmica do passado.

É inegável que o Covid trouxe o inimaginável, mas é nos momentos de grande dificuldade que a humanidade se reinventa. Os meios digitais permitiram (e permitirão) manter as actividades e até desenvolver negócios, mas também abriram uma caixa de Pandora. É necessário ir mais longe neste caminho digital, mas sem esquecer o insubstituível papel do factor humano, vital para a sustentação do negócio da medicina veterinária.



Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para obter uma melhor experiência de utilização. + info

Para saber mais informações sobre a política de cookies deste website clique no seguinte link. https://vetbizz.pt/politica-de-privacidade/

Para aceitar, basta clicar no botão no canto inferior direito do seu ecrã.

Obrigado!

Fechar