Já conhece o software de gestão para veterinária que está a revolucionar o mercado?

Acessível 24h por dia, 365 dias por ano, em qualquer parte do mundo

Não requer valor inicial de investimento (aquisição de software e servidor)

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

As actualizações do software são gratuitas e automáticas

Vários utilizadores em simultâneo e em qualquer parte do mundo

Não necessita de realizar backups periódicos dos dados

Acessível através de qualquer computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets

Segurança total e encriptação dos dados com o certificado SSL

Balanço semestral do negócio do seu CAMV

Com o fim do primeiro semestre, é altura de realizarmos uma avaliação intercalar mais exaustiva do estado do nosso negócio. Do ponto de vista de “números”, há fundamentalmente duas grandes áreas de negócio que devemos analisar: operacional e financeiro. Neste artigo irei explorar apenas a área operacional.

No negócio operacional temos que avaliar alguns indicadores que nos fornecem informação mais estratégica. Passo a enumerar alguns que considero de enorme relevância:

  1. Evolução de vendas: realizar comparações homólogas de vendas de serviços e produtos, por áreas de negócio (Vacinas, Hospitalização, Cirurgias, Meios Complementares de Diagnóstico, Consultas, Medicação, Serviços de Bem-Estar e Alimentação). Analise atentamente alterações sazonais, como por exemplo num determinado mês, identifique possíveis razões para a diferença e determine medidas corretivas imediatas, discutindo-as com a sua equipa;
  2. Evolução das visitas totais e visitantes: analise se o fluxo de visitas no seu CAMV aumentou face ao período homólogo anterior e verifique se são sempre os mesmos clientes ou se captou uma base interessante de novos clientes. Se dividirmos o total de visitas num determinado período pelo total dos visitantes (quantos clientes diferentes visitaram o CAMV), então teremos o número médio de visitas de cada cliente ativo no período em análise;
  3. Evolução dos clientes e animais captados: fidelizar clientes é primordial, mas a renovação da nossa base de clientes é um pilar para a sustentabilidade do nosso negócio. Boas práticas de gestão veterinária recomendam que a taxa de renovação anual (nº novos clientes / nº clientes ativos) seja superior a 25%. Nos CAMV em fase de crescimento (primeiros 3 anos) não é anormal encontrarmos taxas de crescimento superiores a 50%;
  4. Transação média por visita: se tiver possibilidade, faça essa análise distintamente entre clientes apenas de produto, apenas de serviços e de produtos e serviços. Não tendo essa possibilidade, determine a transação média por visita/cliente em cada mês. É um excelente indicador de cross selling, ou seja, permite-nos analisar se temos tido a capacidade de vender mais produtos e serviços aos nossos clientes ao longo de um determinado período de tempo. Segundo o Observatório do Mercado da VetBizz, em Portugal a transação média por cliente ronda os 50 €. Segundo alguns especialistas americanos, para um negócio saudável num CAMV cada cliente deverá gastar em média 3 vezes o valor da consulta. Apesar da tese ser proveniente de um mercado muito mais maduro e dimensionado que o português, em CAMV nacionais bem geridos temos constatado este valor ser uma boa referência de gestão;
  5. Referenciação de clientes: para os hospitais de referência, é fundamental que meçam qual o número de clientes referenciados, o valor que aportaram e ainda qual o CAMV referenciador. Para além de permitir analisar se a estratégia de georeferenciação está a ser executada em conformidade, permite estabelecer medidas relacionais segmentadas para os diferentes CAMV referenciadores;
  6. Taxa de atividade: tendo por base o conceito universal de que um cliente ativo é aquele que realizou pelo menos uma transação nos últimos 12 meses, determine a taxa de atividade do seu negócio. Faça-o apenas com base nos clientes que têm registo de animais vivos na base de dados, pois na realidade só poderá contar com esses para o futuro. Temos verificado que a taxa média de atividade a nível nacional varia entre os 40% / 45%;
  7. Taxa de deserção: o nível de clientes desertores no setor veterinário é muito elevado e em Portugal assistimos a taxas de deserção a variar entre os 48% e 55%. Mais uma razão para mantermos um bom ritmo de captação de novos clientes e desenvolvermos, em simultâneo, uma estratégia de reativação de clientes inativos, no sentido de mantermos uma taxa de atividade dentro dos parâmetros desejáveis;
  8. Indicador de negócio potencial: permite calcular o negócio anual potencial com base nos valores atuais, sendo a fórmula muito simples: transação média por visita/cliente x número médio de visitas anuais x número de clientes ativos. Calcule esta fórmula e fica desde logo a saber qual o negócio que terá potencialmente nos próximos 12 meses. Um bom indicador de projeção e estimativa de negócio;
  9. Rácio de diagnóstico: indica qual o peso dos meios complementares de diagnóstico sobre a faturação global. É aconselhável que este valor intervale entre os 17% e 23%, sendo que nos hospitais de referência é admissível um valor ligeiramente superior;
  10. Rácio de vacinação: o peso das vacinas no total do negócio deverá variar entre os 14% e 20%, sendo normal verificarmos estes valores nas clínicas veterinárias. Num hospital de referência, é legítimo que apresente um rácio abaixo de 14%, pois o foco está nos serviços médicos como meios complementares de diagnóstico, cirurgias e hospitalização;
  11. Negócio captado por espécie: é fundamental que analise qual a percentagem de animais por espécie que constituem o seu negócio e qual o peso relativo de cada uma dessas espécies no total do volume de negócios do seu CAMV, uma vez que a transação média por visita e a média de visitas por ano são muito superiores nos cães do que gatos e restantes espécies;
  12. Pirâmide etária dos animais: se a pirâmide for normal (em forma de triângulo), então significa que tem uma base alargada de animais jovens e adultos, o que indicia potencial para fidelização nos próximos anos. Ao invés, numa pirâmide invertida o número de animais geriátricos é superior aos jovens e adultos, o que nos permite concluir o seguinte: se por um lado temos que iniciar uma estratégia urgente de captação de novos clientes/animais para evitar que a médio prazo a nossa taxa de atividade inicie uma espiral recessiva por via de aumento de óbitos de animais, por outro lado temos um enorme potencial para checkups geriátricos;
  13. Análise do negócio por ciclo de vida do animal: já alguma vez teve curiosidade de calcular o número médio de visitas anuais de um animal e a sua transação média, por diferentes ciclos de vida? O exercício é simples: por exemplo, no seu CAMV um cão até 1 ano de idade quantas visitas faz em média num ano? E qual a transação média por visita? Multiplique um valor pelo outro e terá o valor gasto por um cachorrinho no período de 1 ano. Depois, compare o que seria para si o valor ideal (considerando primovacinação, alimentação, desparasitação, microchip, castração, entre outros) e meça a diferença para o valor que efetivamente tem em média na realidade. Ou muito me engano ou surpreender-se-á… pela negativa! Analise para os jovens, adultos e geriátricos e ainda pelas principais espécies e identificará seguramente inúmeras oportunidades de melhoria, bem como deverá definir medidas de dinamização que potenciem o negócio para diferentes ciclos de vida.

Poderíamos analisar muitos mais indicadores de gestão e marketing, no entanto os supracitados já lhe permitem diagnosticar de forma bastante sólida e assertiva o estado do seu negócio. Se tem algum sistema de informação de gestão estratégica, como por exemplo o Vet Manager, então não terá que se preocupar com os cálculos dos indicadores apresentados. Se não tem, calcule manualmente estes indicadores pelo menos duas vezes por ano para um diagnóstico mais profundo e assertivo do seu negócio.



Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para obter uma melhor experiência de utilização. + info

Para saber mais informações sobre a política de cookies deste website clique no seguinte link. https://vetbizz.pt/politica-de-privacidade/

Para aceitar, basta clicar no botão no canto inferior direito do seu ecrã.

Obrigado!

Fechar