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As novas tendências no mundo do marketing digital

por Dilen Ratanji, Diretor-Geral da VetBizz Consulting, em Veterinária Atual.

O mundo das tecnologias é alucinante. Ainda nos estamos a afeiçoar a uma determinada tecnologia e já está a ser lançada no mercado uma outra, melhor e eventualmente mais barata. E essa é uma tendência eterna. Neste artigo gostaria de abordar algumas das tendências que o universo digital reserva-nos para 2014 e que podem ser decisivas para potenciar o negócio dos CAMV.

Social Media

A 04 de Fevereiro de 2004 a Universidade de Harvard viu nascer o “thefacebook.com” pelas mãos de Mark Zuckerberg. O objectivo era muito simples: conectar os alunos uns aos outros. Desde que a internet existe, este foi talvez o momento mais marcante da história da sua evolução, pois finalmente tinha nascido uma rede social que mudaria a forma de nos relacionamos. Neste momento com mais de 1,23 biliões de pessoas registadas (18% da população mundial!) a marca “Facebook” é internacionalmente reconhecida e uma referência incontornável no mundo do social media. Há curiosamente inúmeros experts na matéria que já antecipam a “morte” do Facebook, mas confesso que não me parece um cenário muito viável nos próximos anos, até porque esta necessidade que foi criada de nos relacionarmos virtualmente não se irá perder tão cedo. Há cada vez mais CAMV a render-se a esta rede social, apostando na divulgação dos seus serviços, campanhas e outras novidades. Sendo um instrumento gratuito e com um efeito viral exponencial, não vejo razão para os CAMV não criarem e dinamizarem uma página de Facebook, desde que o façam de forma regular e criativa.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO continua a ser uma peça importante na estratégia de marketing digital, apesar das muitas alterações nos algoritmos, na classificação de websites. Ou seja, um bom website hoje pode não ser bom amanhã. Um website bem concebido é meio caminho andado para um bom posicionamento na Google, mas não se esqueça que nem todos os web designers são bons a programar tendo em conta esta premissa (ter um bom SEO).

Search Engine Advertising

Uma estratégia cada vez mais utilizada pelos CAMV, embora ancorados nos contratos com a pai.pt, que tem protocolo com o Google AdWords. O Google AdWords deverá ter atingido um volume de 14,4 biliões de dólares em 2013. Impressionante. Esta tendência deverá permanecer, associada a outras tecnologias, como forma de atrair visitas aos websites. Na nossa experiência, temos CAMV que conseguiram um retorno médio de investimento acima dos 800% utilizando esta forma de promoção e divulgação do serviços, tendo criado a sua própria campanha no Google AdWords com palavras-chave determinantes para o sucesso da iniciativa.

Mobile Marketing

Registando um forte crescimento nos últimos anos, o canal mobile terá nos próximos tempos a sua verdadeira consolidação. Hoje em dia faz todo o sentido os CAMV pedirem às empresas de web design que desenvolvam o seu website já com a optimização para dispositivos mobile. O boom dos smartphones irá manter-se nos próximos anos, com equipamentos cada vez mais avançados e sofisticados. Pelas análises que nós efectuámos regularmente nos relatórios da Google Analytics, verificamos que há cada vez mais utilizadores a aceder aos websites dos CAMV através do canal mobile e tablets em detrimento do portátil ou PC.

Content Marketing

Marketing de conteúdo não é exatamente uma nova tendência, apenas mais um dos termos de marketing que entraram na moda ultimamente. Porém, a estratégia de criar conteúdo de qualidade em diversos formatos, incluindo texto e vídeo, e criar uma experiência única ao seu cliente, tem vindo a ganhar mais importância nos últimos tempos. Poucas empresas utilizam vídeo eficientemente, no entanto vídeos inteligentes e com produções de alto nível tendem a atrair uma grande audiência. É uma tendência ainda pouco verificada no sector veterinário, embora muitos CAMV já disponham de canais no Youtube, disponibilizando filmes institucionais ou filmagens de eventos próprios, que depois potenciam a viralidade da comunicação através de outros canais, nomeadamente o Facebook ou Email.

Email Marketing e SMS MArketing

Outra tendência forte para 2014 é a segmentação cada vez maior nas campanhas de Email e SMS marketing. É o fim do Email e SMS marketing como veículos de comunicação em massa e uma aposta segura no desenvolvimento de uma abordagem de marketing one-to-one. A personalização e segmentação das campanhas faz toda a diferença, pois para além de aumentar a assertividade e probabilidade de aumento de eficácia comercial, diminui-lhe substancialmente os custos de investimento.

Muitos CAMV de norte a sul do país parece terem ignorado até hoje as estratégias de marketing digital e agora vão ter que correr atrás do tempo perdido. Está na hora dos CAMV renderem-se definitivamente ao poder do marketing digital. Porque efectivamente tem resultados.

(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)



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