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O segredo para Fidelizar Clientes

Olá Olá! Cá está mais um artigo 😁 Este mês falamos sobre um assunto a ter sempre em mente.

Conquistar novos clientes faz parte da estratégia de qualquer empresa. No entanto, num mercado onde a atividade veterinária tem apresentado níveis de crescimento interessantes, fidelizar Clientes é cada vez mais importante no que toca a obter melhores resultados, especialmente a longo prazo. Porquê? Vamos ver!

 

A importância de fidelizar Clientes

Embora captar novos Clientes possa parecer a forma mais fácil de gerar receita, a verdade é que o esforço e recursos investidos são muito superiores aos de manter os Clientes atuais/antigos. Além disso, fidelizar Clientes também é uma estratégia para atrair novos. Se estiverem satisfeitos com o serviço prestado, serão bons promotores do vosso espaço e influenciarão outros a visitá-lo.

Clientes fiéis tendem a realizar mais compras e a experimentar diferentes produtos/serviços; geram oportunidades de cross selling; provavelmente serão mais flexíveis quando alguma coisa correr mal; são uma ótima ajuda para melhorar o serviço prestado.

Devem, portanto, assegurar-se de que os Clientes vos têm como preferência e vos visitam de forma regular. É um processo contínuo e um pouco exigente, mas perfeitamente possível de implementar! Deixo-vos algumas dicas para que possam começar, desde já, a fidelizar os vossos Clientes ✨

 

10 Dicas para Fidelizar os Clientes

Reter Clientes envolve proporcionar-lhes experiências únicas, mostrando preocupação com as suas necessidades e satisfação.

( 1 ) Definir bem o público-alvo e estabelecer uma estratégia

É importante definir o perfil do cliente ideal, levando em consideração informações claras e objetivas. Fazer isso evitará perda de tempo/dinheiro com aqueles que não estão interessados no que têm para lhes oferecer e direcionará todo o esforço para as pessoas certas, aquelas que são mais propensas a visitar-vos e realizar compras.

Poderão levar em conta, por exemplo, a espécie/idade/raça dos animais, determinando uma estratégia específica para cada um deles e aumentando a probabilidade de eles retornarem.

( 2 ) Proporcionar o melhor atendimento possível

O atendimento ao cliente pode ser considerado um dos fatores diferenciadores de uma empresa. Poderá influenciar diretamente o retorno do cliente e a recomendação do vosso Centro a outros.

Se se colocarem no lugar dos Clientes e prestarem atenção às suas necessidades e preferências, saberão qual a melhor forma de os abordar.

Além disso, analisar a concorrência, investir na formação da equipa, pedir feedback aos Clientes e utilizar centrais de atendimento (quando aplicável) contribuirá para um atendimento de alta qualidade.

O serviço de Comunicação Multicanal do 𝑽𝒆𝒕 𝑴𝒂𝒏𝒂𝒈𝒆𝒓 (software veterinário de gestão e faturação) permite o envio de Inquéritos de Satisfação, com a finalidade de aferir a qualidade do serviço prestado e o grau de satisfação dos Clientes através do NPS (Net Promoter Score). Clique AQUI para saber mais.

( 3 ) Ganhar a confiança do Cliente e ser transparente quando algo corre mal

Para ganhar a confiança dos Clientes é preciso cumprir com o prometido. Só assim terão uma boa reputação. Se disserem a um cliente que será atendido em 10 min, devem tentar ao máximo cumprir. Caso não seja possível, dar uma justificação fica sempre bem.

Quando alguma coisa corre mal, a forma como lidam com o erro também afeta a relação de confiança com os Clientes. Deverão ser o mais transparentes possível e admitir o erro. Pedir desculpa em vez de retribuir na mesma moeda quando o cliente está irritado, poderá acalmá-lo.

( 4 ) Ser flexível

Assim como nós, os Clientes têm as suas próprias circunstâncias de vida, problemas ou imprevistos. Mostrar consideração quando estes faltam ou quando não conseguem pagar naquele preciso momento, deixará uma boa impressão. No entanto, isso não significa que os Clientes devem ficar completamente à vontade, pois isso prejudicaria a empresa. Deverão relembrá-los sempre que oportuno.

O 𝑽𝒆𝒕 𝑴𝒂𝒏𝒂𝒈𝒆𝒓 permite enviar SMS/Email aos Clientes que faltam, relembrando a necessidade de reagendar, ou ainda reforçar o pagamento de uma determinada dívida, X dias depois de a mesma ser contraída. Para saber mais, Clique AQUI!

( 5 ) Reconhecer o cliente

Fidelizar Clientes envolve mostrar apreciação por eles. Por isso, devem tentar manter contacto sempre que oportuno. Enviar mensagem em dias/épocas especiais, felicitá-los ou até oferecer um brinde, são pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. Vai mostrar que os Clientes são importantes para vocês e que se preocupam com eles, ao mesmo tempo que contribui para um feedback positivo da sua parte. Estarão a investir na relação com os Clientes.

Através do 𝑽𝒆𝒕 𝑴𝒂𝒏𝒂𝒈𝒆𝒓 poderão enviar aos Clientes SMS/Emails de Boas-Vindas e Aniversários dos Animais, assim como Campanhas Especiais personalizadas. Para saber mais, Clique AQUI!

( 6 ) Utilizar programas de fidelização

Programas de fidelização permitem oferecer vantagens e descontos exclusivos aos Clientes, mantendo-os por muito mais tempo. No entanto, para que façam parte desses programas é necessário incentivá-los a participar, dar-lhes a conhecer as condições e escolher os descontos mais adequados.

programa de fidelização do 𝑽𝒆𝒕 𝑴𝒂𝒏𝒂𝒈𝒆𝒓 possibilita a criação de campanhas e potencia o regresso dos Clientes mediante a atribuição de vantagens em produtos/serviços. Para saber mais, preencha este FORMULÁRIO e peça para experimentar gratuitamente.

( 7 ) Tratar os Clientes fidelizados de forma especial

Clientes fidelizados são responsáveis por grande parte da receita e lucro da empresa. Por isso, além dos descontos proporcionados pelo programa de fidelização, poderão ainda oferecer um tratamento diferenciado a esses Clientes, garantindo a sua satisfação. Cupões, descontos exclusivos, planos personalizados, produtos novos, dependendo sempre dos recursos de cada empresa.

( 8 ) Criar uma Comunidade

As Comunidades têm-se tornado ferramentas importantes no que toca a atrair e manter Clientes. Através das Redes Sociais é possível criar uma relação próxima com eles. Partilhar o dia a dia do Centro Veterinário, determinados procedimentos, fotos/vídeos dos animais, pedir a opinião ou ajuda deles em determinado assunto, fazer perguntas sobre curiosidades, partilhar conteúdo de interesse são algumas ações que contribuem para potenciar a notoriedade do Centro Veterinário e prender os Clientes.

( 9 ) Antecipar potenciais problemas

Enquanto alguns problemas são inevitáveis, outros são completamente previsíveis. Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, fazer certas tarefas com antecedência e antecipar contratempos será a melhor prática.

( 10 ) Monitorizar

Controlar o impacto das vossas ações nos Clientes é um passo importante para saberem se estão ou não no caminho certo. Assim, devem estabelecer métricas de acompanhamento e garantir que a equipa está a trabalhar para alcançar os resultados pretendidos.

 

Foi útil? 😄 Mantenham estas dicas em mente e, com certeza, serão bem sucedidos! Até à próxima 👋🏻



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