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Está na hora de um Rebranding?

Olá! 😄 Este mês trago um assunto que vos deixará a pensar…será que está na hora de fazer um rebranding ao CAMV?

À medida que o tempo passa, o nº de CAMVs em Portugal é cada vez maior. Isso significa que a competitividade também aumentou. Evoluir e fazer a diferença é cada vez mais importante. O que pode levar os seus Clientes a ir a outro Centro Veterinário?

É aqui que entra o Branding – um conjunto de ações, alinhadas com o posicionamento, propósito e valores a empresa, que levará os Clientes a escolher o seu Centro Veterinário, em vez de irem bater à porta ao lado. O seu propósito é despertar sensações e criar uma ligação com quem nos visita.

Se tivesse de levar os seus animais a um veterinário, onde se sentiria melhor? Num Centro Veterinário organizado, que transmite alegria e positivismo ou num Centro Veterinário que ficou parado no tempo e está a “cair aos bocados”? Acho que a resposta é lógica 😅 Promover boas experiências é essencial para que os Clientes retornem e para que nos recomendem.

Sendo assim, qual a importância do rebranding?

O objetivo do rebranding é reinventar; melhorar e renovar a perceção do público em relação à marca/empresa. E, ao contrário do que muitos talvez pensem, pode envolver mais do que apenas uma mudança de logótipo. Pode incluir a alteração do nome, a atualização da identidade visual, um novo slogan, uma nova gestão do negócio, entre outros aspetos. Além disso, fazer um rebranding não é necessariamente sinónimo de fazer uma mudança radical. Poderão apenas ser feitos pequenos ajustes, alterações subtis, à imagem da empresa.

O rebranding visa fortalecer mais a empresa, seja para colmatar lacunas do branding inicial, para transmitir um melhor posicionamento no mercado ou para mostrar que não paramos no tempo.

 

6 motivos para investir em Rebranding

1 – Alteração do público-alvo

Pode haver a necessidade de alargar ou até mesmo restringir o leque de idades/classe económica/localização do público-alvo. Por esse motivo, a forma como comunicamos e nos relacionamos com os Clientes pode precisar ser ajustada, para conseguirmos ir de encontro aos valores, gostos, hábitos do novo público e, assim, garantir a eficácia da mensagem a passar.

2 – Crescimento da empresa

Expandir significa mais colaboradores, mais clientes e uma maior presença no mercado. Pode até englobar novos espaços físicos e um novo modelo operacional.

O rebranding permite ganhar o impacto necessário para acompanhar o novo mercado e comunicar um momento de transição, mostrar o caminho para o novo funcionamento da empresa.

3 – Mudanças na gestão

A entrada ou saída de um sócio poderá representar alterações significativas na empresa, sendo, portanto, uma boa altura para reinventar. O rebranding transmitiria o novo rumo a tomar, as novas ideologias e estratégias. Todos os elementos visuais e simbólicos devem estar em harmonia com as mudanças feitas na empresa.

4 – Falta de competitividade

Um branding com falhas ou mal direcionado pode colocar-nos numa má posição relativamente à concorrência. Se não transmitimos ao público o nosso potencial, valores e princípios, damos margem para que a concorrência o faça por nós.

5 – Necessidade de modernizar o design

A identidade visual da empresa deve acompanhar a evolução dos tempos e as melhorias nos negócios. Não queremos estagnar, pois, em algum momento, perderemos a atratividade, afetando consequentemente a credibilidade e vendas da empresa. Os colaboradores, clientes e parceiros devem conseguir identificar-se com a identidade visual. Assim, caso haja necessidade de modernizar, é hora de investir em Rebranding.

6 – Discrepância entre a marca e a imagem

Se o nome, logo ou slogan não passam a mensagem correta ou deixam dúvidas sobre o propósito da empresa, isso pode afastar os potenciais clientes e, por isso, é necessário um rebranding. A imagem da empresa deve transmitir claramente o seu posicionamento, valores e princípios.

 

6 passos para um Rebranding

  1. Briefing para definir o rumo a seguir
  2. Reavaliar o público-alvo, missão, visão e valores
  3. Pedir a opinião dos Clientes
  4. Analisar cores e fontes, mantendo os elementos visuais fundamentais
  5. Ajustar as redes sociais e site, assim com o conteúdo partilhado, de acordo com a nova estratégia
  6. Integrar toda a equipa no processo de mudança

É um processo que exige uma estratégia bem definida e um bom planeamento. Mas, se se identificou com algum dos motivos acima, isso significa que está na hora de “mexer” com a sua marca!

Espero ter ajudado! Aguardem por mais “Dicas da Cat”! 😊



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